A família do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) voltou para Cuiabá, nesse domingo (07.01), a bordo de um avião do Grupo Bom Futuro, que tem como um dos sócios o empresário Eraí Maggi, após passar férias em Camboriú, em Santa Catarina. Eles sairam de Cuiabá, em 28 de dezembro às 11h56 com destino a Santa Catarina, e chegaram às 15h08 min. A família retornou a Cuiabá, nesse sábado às 14h43min (saída) e chegou na Capital, às 15h36min, conforme documento final da matéria.
Com capacidade para transportar nove pessoas, a aeronave do modelo PS-SOY (Beech King Air 360), não tem autorização para operar como táxi aéreo no momento, conforme apurou a reportagem do AGN junto a Agência Nacional de Aviação (ANAC).
Eraí Maggi foi um dos apoiadores da campanha de reeleição de Mauro Mendes em 2022. Além disso, o autódromo internacional de Cuiabá, previsto para integrar o Parque Estadual Novo Mato Grosso, está sendo construído em uma área cedida pelo Grupo Bom Futuro. Daí o nome: “Autódromo Bom Futuro”. A gigante da agropecuária também está cobrindo alguns custos do projeto.
O apoio de Eraí Maggi a Mauro Mendes, aliado ao uso da aeronave e à participação no projeto do autódromo, evidencia interligação entre o governo estadual e interesses privados, o que pode caracterizar conflito de interesse.
A primeira-dama, Virginia Mendes postou fotos na rede social falando sobre as férias da família, em uma delas aparece a filha do casal, na aeronave ao lado de uma toalha com o nome do Grupo Bom Futuro.
Recentemente, o governador Mauro Mendes (União Brasil), utilizou a aeronave de UTI da Segurança Pública para ir ao aniversário do megaempresário e fundador da JSB, na divisa de Mato Grosso com Goiás, sem dar nenhuma explicação.
Outro Lado – O VGN entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom/MT) e com a assessoria de imprensa Grupo Bom Futuro, para ouvi-los sobre o caso. A assessoria da Bom Futuro pediu para formalizar a solicitação por email. Porém, até o fechamento da matéria não obteve retorno de nenhuma das partes. O espaço segue aberto caso eles queiram se manifestar.