Infelizmente, erros acontecem em todas as profissões. No entanto, para a advogada Vanuza Sampaio, quando erros ocorrem na área da saúde, a situação pode ser um pouco mais complexa. Afinal, muitos erros médicos acabam mudando completamente a vida de muitas pessoas. Nesse sentido, é muito importante conhecer como o Direito enxerga casos assim e o que fazer para buscar justiça. Veja mais sobre este tema com a leitura do texto!
Quando pode se considerar erro médico?
Primeiramente, é muito importante entender exatamente o que pode-se considerar como erro médico. De acordo com a advogada Vanuza Sampaio, erros dessa natureza acontecem quando um profissional da saúde age de maneira imprudente e indevida, podendo até mesmo ser negligente com o paciente ou agir com imperícia que causam danos morais ou físicos.
- Imprudência:
Ao agir com imprudência, pode-se considerar que o profissional da medicina agiu de forma indevida, ou seja, sem pensar sobre os riscos que envolviam as suas ações e decisões sobre a saúde do paciente em questão. Segundo a Dra. Vanuza Sampaio, infelizmente, isso pode acontecer devido ao cansaço dos profissionais que passam horas trabalhando.
- Negligência:
A negligência é quando um médico não toma atitudes que são essenciais para o tratamento de um paciente. Sendo assim, ele assume os riscos de causar danos a uma pessoa por negligenciar o tratamento adequado que o indivíduo necessita para o tratamento de uma doença ou em caso de acidentes, por exemplo.
- Imperícia:
Já a imperícia é vista pela justiça quando o médico responsável pelo erro não apresenta domínio sobre o caso do paciente que estava sendo tratado. Dessa maneira, significa que o profissional da saúde assumiu os riscos de causar danos e prejudicar a saúde de uma pessoa ao realizar procedimentos que não tem especialização o suficiente para realizar.
Como entrar na justiça
Considerando todas as questões que envolvem a ocorrência de erros médicos e a busca das vítimas por uma indenização, é preciso entender melhor sobre como buscar justiça. De acordo com a Dra. Vanuza Sampaio, o primeiro passo é reunir todas as documentações sobre o caso para apresentar a ocorrência do erro. Além disso, é muito importante ter em mãos as receitas médicas, laudos e atestados de saúde.
Conte com um advogado especialista
Por fim, a Dra. Vanuza Sampaio acredita que o melhor caminho é recorrer a um advogado que seja especialista em casos como esse e possam auxiliar na busca por uma indenização justa que possa reparar os danos e prejuízos causados por um erro que comprometeu a saúde de um indivíduo.