Imagem meramente ilustrativa
Soldado de Mato Grosso Morre em Combate na Ucrânia
Jackson Aurélio Lourenço do Rosário, um soldado brasileiro natural de Cáceres (MT), perdeu a vida em combate durante o conflito entre Ucrânia e Rússia. A notícia da morte do soldado foi confirmada nesse sábado (13) pelos membros da unidade ucraniana com a qual ele combatia.
De acordo com informações, Jackson era conhecido como “Pantaneiro” e estava desaparecido desde o mês passado. Ele atuava na guerra como voluntário em prol da Ucrânia, mas antes de se alistar no exército ucraniano, ele era soldado do Exército Brasileiro por Cáceres. Jackson foi um dos vários brasileiros que se alistaram para lutar ao lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Arisson Benevides, colega de batalhão da vítima, contou sobre o destino trágico do soldado. “Jackson estava há pouco tempo no país e após passar por uma série de treinamentos, foi alocado em uma missão de extremo risco”, disse Arisson ao g1. Ele também relatou que inicialmente Jackson estava mandando mensagens normais, mas depois de alguns dias o contato foi perdido.
Segundo Arisson, os ucranianos foram os responsáveis por informar sobre a morte do soldado. “Só ficávamos sabendo por intermédio dos ucranianos sobre ele”, disse. A falta de comunicação e a distância entre as unidades contribuíram para o atraso na confirmação da morte.
O Itamaraty confirmou que acompanha o caso e está trabalhando para fornecer assistência às famílias das vítimas brasileiras envolvidas no conflito. A morte de Jackson é mais uma tragédia em meio ao conflito entre Ucrânia e Rússia, que já conta com muitas vítimas civis e militares. O Brasil tem se posicionado contra a invasão russa da Ucrânia desde o início do conflito, expressando solidariedade à população ucraniana.
A morte de Jackson é um lembrete doloroso sobre os riscos que os soldados brasileiros correm ao lutar em territórios estrangeiros. A família e amigos do soldado vítima estão passando por um momento difícil, com a perda de um ente querido. O governo brasileiro deve continuar a trabalhar para garantir a segurança dos cidadãos que se envolvem em conflitos internacionais.
A morte de Jackson também destaca a importância da solidariedade internacional na resolução de conflitos. A guerra entre Ucrânia e Rússia é um exemplo clássico de como as ações de um país podem ter consequências globais. O Brasil, ao lado de outros países, deve continuar a pressionar por uma solução pacífica para o conflito.
A morte do soldado brasileiro em combate na Ucrânia é um lembrete importante sobre os custos humanos da guerra e a necessidade de buscar soluções pacíficas para os conflitos. O Brasil deve continuar a trabalhar para promover a paz e a segurança no mundo, protegendo seus cidadãos que se envolvem em missões internacionais.