A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, teve uma participação significativa no II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres, evento realizado na última semana em Brasília. Organizado pelo Ministério das Mulheres, o fórum reuniu mais de 300 gestoras de todo o país, proporcionando um espaço crucial para a troca de experiências e boas práticas no campo das políticas públicas voltadas para as mulheres.
Um dos principais temas discutidos foi o empoderamento das mulheres no âmbito institucional, com enfoque na gestão das políticas, participação em espaços de poder e decisão, além da destinação orçamentária para essas políticas. Cida Gonçalves, representante da Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá, enfatizou a importância de retornar ao município com conhecimento e poder, especialmente em um ano eleitoral, destacando a necessidade de priorizar a criação da secretaria de mulheres como pauta principal para os candidatos eleitos.
No primeiro dia do fórum, a mesa de debate abordou o tema “Ampliando a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”, com mediação de Carmem Foro, secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP). Cely Almeida, titular da Secretaria da Mulher de Cuiabá, destacou que a administração do prefeito Emanuel Pinheiro tem sido uma referência no que diz respeito à promoção de mulheres em cargos de liderança, uma questão central nos debates e aspirações da causa feminina.
Desde 2017, mais de 20 mulheres ocuparam cargos de secretária e adjunta na administração municipal, com uma participação feminina que chegou a alcançar 50% no primeiro escalão entre os anos de 2020 e 2021. Essa representatividade coloca Cuiabá à frente de outras capitais e estados brasileiros, que geralmente direcionam apenas 25% dos cargos de chefia para mulheres. Comparativamente, nos últimos oito anos no Governo Federal, apenas pouco mais de 30 mulheres ocuparam 188 posições ministeriais.
“A gestão liderada pelo prefeito e pela primeira-dama Márcia Pinheiro demonstra um compromisso genuíno em promover a ascensão das mulheres a posições de liderança, reconhecendo sua competência e capacidade”, enfatizou Cely Almeida. Além dos temas sobre orçamento, misoginia, igualdade salarial e violência de gênero, os discursos das autoridades presentes também abordaram a baixa representatividade feminina nos espaços de poder e a violência política enfrentada por muitas mulheres.
Elis Prates, adjunta da Secretaria da Mulher, ressaltou a importância de participar de eventos como esse para alinhar as políticas municipais com as necessidades e realidades nacionais. “Estamos orgulhosos de atender às demandas da população feminina, especialmente no combate ao feminicídio”, afirmou. Cuiabá é reconhecida nacionalmente por suas iniciativas pioneiras, como o Auxílio aos Órfãos do Feminicídio, o programa de capacitação Qualifica Mulher e o Espaço de Acolhimento da Mulher.
Outros assuntos como orçamento, misoginia, igualdade salarial e violência de gênero permearam os discursos de todas as autoridades presentes, que também destacaram a baixa participação das mulheres em espaços de poder e a violência política que muitas sofrem.
“Quando vamos para fora, é uma oportunidade de verificar se as nossas políticas estão conforme a realidade nacional. Eu fico muito satisfeita porque estamos atendendo à população feminina, principalmente na questão do feminicídio”, pontuou Elis Prates, adjunta da Mulher.
Cuiabá possui ações de referência em todo o país, como o Auxílio aos Órfãos do Feminicídio, o programa de capacitação Qualifica Mulher e o Espaço de Acolhimento da Mulher, que foi o primeiro do Brasil a ser implantado numa unidade de saúde pública.